Redação Afya - out 11, 2021

Whitebook e Medcel: seu ciclo de internato mais completo

Imagine um marceneiro muito talentoso. Ele projeta todos os tipos de móveis, esculturas e enfeites num piscar de olhos. Pensa a frente de seus concorrentes e compreende o comportamento das pessoas em um nível que o concede a vantagem de prever o que será moda em decoração; o que as pessoas desejarão ter no interior de suas casas. Menos curvas, madeiras mais escuras, texturas e materiais diversos. Cada uma dessas informações existe dentro da cabeça dele. Sem as ferramentas certas, porém, nenhum de seus trabalhos ganha vida ou atinge o potencial que tinha enquanto era ainda só uma ideia.

Desde os tempos mais remotos, as profissões são exercidas juntamente à tecnologia, mesmo que esta seja a mais rudimentar, como a costureira que precisa ao menos de uma pequena agulha para fazer um vestido de crochê. Com a Medicina não é diferente e você já deve estar imaginando o porquê.

Mas nós não estamos falando da utilidade do estetoscópio nem do tomógrafo ou da imensidão de equipamentos dos quais clínicas, hospitais e laboratórios são feitos. Neste artigo, queremos apresentar a vocês duas das mais importantes ferramentas que os alunos e residentes da Afya têm à disposição para atingirem a excelência de suas habilidades em termos de conhecimento científico. Esculpindo bem-estar na vida de cada paciente!

Trilhas de aprendizagem

Para começarmos direito, explicaremos este conceito base. Trilhas de aprendizagem é uma metodologia de aprendizado que mescla conhecimentos práticos e teóricos.

Assim, as formas e modelos em que os conteúdos são apresentados variam de acordo com a estratégia de quem desenvolveu determinada trilha. Isto é, a sequência de etapas até o destino final (aprender de fato) pode ter cinco, 15 ou 30 etapas, contendo materiais em formato de texto, áudio e/ou vídeo junto a atividades interativas com outros alunos, como jogos e debates.

Este modelo de ensino tem apresentado resultados muito positivos, pois é mais flexível à rotina do estudante; estimula diferentes áreas do cérebro, facilitando a memorização; e conecta todos os conteúdos feitos durante o curso, mostrando que as matérias não só conversam entre si, mas estão integradas à realidade, desempenhado utilidades concretas.

Em geral, as trilhas de aprendizagem podem ser lineares ou agrupadas. Na primeira, o a pessoa só consegue avançar para a próxima etapa do estudo quando finaliza a anterior, como um jogo de várias fases. Já na segunda, há mais espaço para personalização, deixando o individuo mais livre para escolher o seu próprio caminho rumo ao conhecimento. Neste caso, em vez de uma ordem fixa, existe uma quantidade mínima de módulos a serem concluídos.

Saber qual é a melhor forma de aprender cada assunto e como a trilha deve ser construída para tal atingir objetivo é a razão de elas serem feitas por profissionais experientes. E isso nos leva aos próximos tópicos deste artigo.

Whitebook

Desenvolvido por três médicos, o Whitebook, considerado o aplicativo nº1 da prática médica no Brasil, será a sua ferramenta durante o Internato 4.0. Se um em cada cinco médicos formados utilizam esta ferramenta dia após dia, imagina o quanto ela pode alavancar os seus estudos e, sobretudo, a sua evolução como profissional.

Vale lembrar que nós, seres humanos, jamais deixamos de ser aprendizes. Mesmo com várias especializações, experiência internacional e até doutorado nas costas, você vai precisar continuar estudando sobre o que há de mais recente em termos de pesquisas e competências na Medicina, a fim de oferecer sempre os melhores atendimento e tratamento aos seus pacientes.

Além disso, seja um caso clínico ou operatório, tudo que fazemos enquanto médicos envolve uma palavrinha assustadora chamada decisão. E é para livrar-se deste véu negativo e ficar apenas com a parte poderosa que envolve o escolher, certo de que este será o caminho que garantirá mais saúde às pessoas, que você contará com o Whitebook.

Esta ferramenta Afya contém:

  • Informações sobre mais de 2.200 medicamentos;
  • Mais de 1.700 prescrições detalhadas;
  • Acesso a mais de 240 calculadoras.
  • E muito mais!

Medcel

Aulas ao vivo, simulados, videoaulas, podcasts e duas temporadas de uma websérie que foi escrita exclusivamente para os nossos alunos. A Medcel é uma ferramenta essencial, que vai te acompanhar do ciclo de internato à residência, fornecendo trilhas de aprendizado adaptadas ao seu perfil e de acordo com a instituição na qual você deseja ingressar.

Outro aspecto no qual a sua voz será ouvida em alto e bom tom será no seu estudo. Isso porque a metodologia pode ser customizada de acordo com a sua disponibilidade de tempo e a sua capacidade de compreensão.

Apesar da qualidade das séries de TV feitas lá fora, a representatividade é um diferencial do qual ninguém abre mão. Ao assistir à série Residência Médica da Medcel, você se sentirá não apenas como uma das personagens, mas também empoderado para ser o protagonista da sua própria formação.

Por fim, durante o Internato 4.0, você poderá acessar todos os materiais didáticos da Medcel e, além de contar com os professores da sua faculdade, poderá discutir casos e tirar dúvidas com os especialistas do corpo docente disponível na plataforma. Nada melhor do que se preparar para a residência com a ajuda de médicos atuantes nos principais hospitais do Brasil, não é mesmo?

Sua formação médica muito mais completa

Como dissemos anteriormente, caberá a você decidir se estas ferramentas te acompanharão após a graduação médica. O nosso dever é oferecê-las aos alunos a partir do nono período e nós fazemos isso com a maior satisfação, pois visamos um futuro extraordinário para a saúde brasileira. Um futuro que você e cada um de seus colegas na Medicina construirão juntos.

Tenha o ensino mais completo e avance em sua carreira médica com o Whitebook e com a Medcel. As inscrições para o Vestibular da Afya já estão abertas. Inscreva-se!

Para mais informações, acesse o site façamedicina.com.br

Escrito por Redação Afya

    240x400px