Redação Afya - set 22, 2021

Tudo que você precisa saber sobre o curso de Medicina da Afya

Ser médico é o sonho de muitas pessoas pelo mundo afora. Dedicar seus dias à saúde dos outros, a amenizar dores e sofrimentos e, acima de tudo, a trazer mais qualidade à vida deles. Nós sabemos que só de imaginar isso vocês já ficam com lágrimas nos olhos. Este artigo, porém, é para tranquilizá-los quanto às dúvidas que fatalmente surgem pelo caminho.

Não é vergonha nenhuma se questionar quanto às próprias aspirações nem muito menos desconhecer as várias etapas do que vem pela frente. O curso de Medicina é um campo complexo e cheio de detalhes, que temos o prazer de apresentar a vocês. Boa leitura!

Principais conteúdos abordados

Independentemente da área em que deseja atuar, nenhum aluno consegue esconder as expectativas que alimenta em relação à grade curricular do curso escolhido. Por esse motivo, fizemos um apanhado geral das disciplinas que você verá ao longo da sua graduação.

Anatomia

Matéria cujo objetivo é apresentar todos os órgãos e sistemas do corpo humano. Por meio da dissecação, os alunos têm contato direto, podendo manipular e investigar as minúcias de como somos por dentro, literalmente.

Biologia celular e molecular

Enquanto a primeira aborda as especificidades da célula, a segunda explica a estrutura e as funções do material genético. Também chamada de Citologia, sua importância é ampliar a compreensão do funcionamento do organismo humano ao nível mais básico de sua composição.

Histologia

Estuda todas as características funcionais e estruturais dos tecidos biológicos. São estes: epitelial (de revestimento e glandular); conjuntivo, que também se divide em adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo; muscular (estriado esquelético, estriado cardíaco e liso); e tecido nervoso.

Fisiologia

Vistas as estruturas nas matérias anteriores, agora, os alunos precisam aprender sobre os seus respectivos funcionamentos. Tanto das interações de cada um dos sistemas que compõem o corpo humano entre si quanto das reações desses com o meio externo.

Imunologia

Campo de estudo que explora o sistema imunológico e suas funções. Ou seja, refere-se à observação e ao entendimento dos processos desenvolvidos pelo corpo no intuito de proteger-se dos mais diversos agentes estranhos.

Patologia

Esta matéria é considerada a base científica da Medicina. Isso porque ela compreende as diferentes explicações para os sintomas que sinalizam a existência ativa de uma doença no organismo de uma pessoa. Vale lembrar que a Medicina preventiva não esteve em voga desde o início.

Embriologia

Como você pode assumir pelo radical da palavra acima, este é o ramo que estuda o desenvolvimento dos embriões, da fecundação à formação completa dos seres humanos, no meio médico. É a partir desses estudos que podem ser identificadas doenças congênitas e más formações no feto.

Farmacologia

Para prescrever qualquer tratamento, todo médico precisa saber os princípios ativos dos medicamentos receitados aos seus pacientes. Este é o principal intuito desta matéria dentro do curso de Medicina.

Bioquímica

Centenas de reações químicas acontecem dentro dos nossos organismos o tempo inteiro. Um exemplo é a digestão dos alimentos que ingerimos. A fim de compreendê-las a fundo, os estudantes têm esta matéria durante a graduação.

Bioética

No curso de Medicina, os alunos são instigados a refletir sobre a ética de decisões e procedimentos. Para tanto, debates envolvendo Direito e Filosofia são promovidos em sala de aula. Entre os temas mais polêmicos estão: o uso de células-tronco, a eutanásia e o aborto.

Saúde da Família

Refere-se ao primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Portanto, esta matéria em específico visa à apresentação dos conceitos e princípios dessa área médica, que muitos escolhem como especialização ou residência posteriormente.

Clínica escola

Eu prometo solenemente consagrar minha vida ao serviço da humanidade; a saúde e o bem-estar de meu paciente serão as minhas primeiras preocupações.

O trecho citado acima foi retirado do juramento que todos os formandos em Medicina fazem no ato da colação de grau. Escolhemos ele como abertura deste tópico, pois participar da clínica-escola durante a graduação não é obrigatório. No entanto, a experiência do exercício supervisionado da profissão nos últimos anos do curso pode fazer total diferença na formação do aluno.

Para participar do projeto de extensão, os estudantes interessados precisam apenas comprovar um bom desempenho acadêmico. Depois, os selecionados tornam-se parte do corpo clínico de uma unidade de atendimento preparada para acolher a população. Além de colocar os estudos em prática, os alunos têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades interpessoais empáticas, que são essenciais para uma assistência humanizada.

Materiais importantes para o curso de Medicina

Os laboratórios também fazem parte da rotina dos estudantes de Medicina desde os primeiros semestres. Alguns dos principais equipamentos exigidos para atender às aulas são:

  • Jaleco
  • Luvas
  • Estetoscópio
  • Oxímetro
  • Oftalmoscópio
  • Fita métrica
  • Martelo de BUCK MD
  • Termômetro
  • Lanterna
  • Álcool em gel e materiais desinfetantes

Todavia, o uso e a indicação de quais serão necessários a cada etapa dos seus estudos vão depender de cada ementa ou até do professor que você tiver. Então, não precisa meter os pés pelas mãos e sair fazendo uma lista de compras pra ontem, ok?

Não pare por aqui

Já chegamos ao fim do artigo e parece que apresentamos apenas a pontinha do iceberg. Pois é mais ou menos isso mesmo. Como mencionamos lá no início, o curso de Medicina é um campo vasto. Mas isso também não significa que você precisa pesquisar sozinho por tudo que deixamos de escrever aqui. Na verdade, basta você baixar nosso e-book completo, para descobrir como funciona o ciclo de internato, a residência e muito mais!

A Afya Educacional possui mais de 20 unidades com cursos de Medicina em todas as regiões do Brasil. As inscrições para o vestibular online estão abertas. Se preferir, você pode utilizar a nota do Enem. Faça a sua escolha e confira o edital, CLICANDO AQUI.

 

 

Escrito por Redação Afya

    240x400px