Redação Afya - out 22, 2020

Mindfulness: o que é e como pode auxiliar os estudantes de medicina?

O Mindfulness teve origem há mais de 2500 anos atrás, com as práticas budistas, e tem ganhado força após a publicação de vários artigos que comprovam seus benefícios. Será que você conhece essa técnica e as vantagens que ela pode proporcionar aos estudantes de medicina? Se a resposta ainda é não, essa é sua oportunidade de descobrir mais sobre o tema!

O que é Mindfulness?

A palavra pode ser entendida no português como ‘’Atenção Plena’’ e diz respeito à um esforço voluntário para focar os pensamentos apenas em determinada atividade escolhida, podendo ser a respiração, um momento de estudo, a alimentação, entre outros. Durante essa experiência, todos as intervenções que não tenham a ver com o seu objeto de foco devem ser deixadas de lado.

Realizar essa prática com frequência pode te ajudar a disciplinar melhor a sua mente para se concentrar em momentos específicos. Essa capacidade de concentração e autodisciplina, por sua vez, trará vantagens para sua vida pessoal e profissional.

Como essa prática pode ser uma parceira dos estudantes de Medicina?

Os estudantes de medicina, por possuírem uma carga de estudos muitas vezes elevada, vivem uma rotina que pode ser um tanto quanto cansativa. Nesse sentido, aprender a desenvolver o foco e a concentração pode ajudá-los em diversos aspectos não só da graduação, mas também da vida pessoal. Conheça alguns desses benefícios:

1- Amplia a capacidade de concentração nos estudos

Quando você se acostuma com a prática, fica mais fácil canalizar a sua atenção para as atividades que deseja executar no momento. Com os estudos não é diferente. Ao direcionar a sua concentração para o ato de estudar, você terá mais facilidade para deixar as distrações de lado e se concentrar apenas no que precisa aprender.

2- Ajuda a controlar a insônia

Se durante o dia você guiar o seu foco para as atividades que deseja, o seu gasto energético será maior, logo, terá mais facilidade para pegar no sono quando precisar. Além disso, por ter costume com a prática, quando for a hora de dormir, será mais fácil ter firmeza para eliminar as distrações - como o celular e a televisão - e focar em adormecer. Como consequência, noites bem dormidas resultam em dias mais produtivos.

3- Auxilia na redução ansiedade

Esse mal muitas vezes é resultado da frustração pela incapacidade de alcançarmos nossos objetivos e focarmos no que precisa da nossa atenção. Por esse motivo, quando você consegue disciplinar a sua mente e se concentrar em uma atividade, ficará mais calmo e satisfeito, reduzindo as sensações de ansiedade.

4- Contribui para o seu processo de autoconhecimento

Quando você se força a prestar atenção em atividades que está realizando, passa a orientar o seu foco para dentro de si, podendo iniciar uma jornada de autoconhecimento sobre seu corpo, sua trajetória e sobre você mesmo.

Além disso, ao conseguir atingir metas e objetivos providos da melhoria da concentração, a autoestima e a autoconfiança na sua capacidade serão influenciadas positivamente. Esses fatores são fundamentais na vida de todos. Os estudantes não são exceção.

5- Favorece os relacionamentos interpessoais

Afinal, esse ponto também merece atenção dos estudantes, que precisam equilibrar o estudo com os outros âmbitos da sua vida.

A partir do momento em que você consegue se concentrar melhor na atividade que escolher, poderá se dedicar de forma mais integral às conversas em grupo, aos encontros com suas amizades e ao convívio social de maneira geral.

6- Reduz a força dos pensamentos negativos

Os pensamentos negativos costumam aparecer em diversos momentos na mente das pessoas. Eles podem tomar conta da sua mente durante uma prova importante, por exemplo. Imagine que situação ruim! Porém, quando você consegue disciplinar a sua mente para mentalizar apenas o que é positivo e o que está fazendo no momento, as reflexões negativas perdem a força e deixam de ser dominantes.

No caso da avaliação, por exemplo, a partir do momento em que você foca apenas em realizá-la, deixa a negatividade para trás, facilitando a sua concentração e a capacidade para finalizá-la. 

7- Como desenvolver a prática no dia a dia?

A eficácia da técnica de Mindfulness dependerá da sua disciplina e do seu costume para executá-la. Quanto mais praticar, mais domínio sobre sua concentração você terá.

Para isso, é indicado desenvolver simples hábitos durante a sua rotina, como: prestar atenção na sua alimentação (na forma como você come), separar um tempo para se concentrar na sua respiração, prestar atenção nos seus passos (no seu jeito de andar) e, no geral, focar mais em cada tarefa que você executa diariamente.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre Mindfulness? Então que tal começar a praticar? Exercite sua capacidade de concentração lendo sobre 5 dicas para usar as atividades extracurriculares a seu favor.

Escrito por Redação Afya

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