Redação Afya - fev 11, 2021

Mercado de trabalho Medicina: conheça 8 formas de atuação na área

Se você é estudante de medicina ou pretende cursar essa graduação, provavelmente já se pegou pensando qual é a sua especialidade dos sonhos, não é mesmo?

Mas e quanto às formas de atuação no mercado de trabalho da profissão: será que você já se definiu quanto a essas possibilidades ou ao menos conhece-as? Se a resposta é ‘’não’’, fique tranquilo(a). A leitura de hoje te ajudará a entender melhor quais os seus possíveis caminhos. Acompanhe-a!

Primeiramente: como posso me tornar um(a) médico(a)?

Para se tornar um(a) médico(a), você precisa cursar a graduação de Medicina em uma Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A duração média do curso é de 6 anos, período de estudo que te prepara para atuar como um clínico geral. Se a sua vontade é exercer alguma especialidade, é preciso fazer uma especialização, com duração mínima de 2 anos. Vale lembrar, ainda, que para exercer a profissão é preciso se inscrever no Conselho Regional de Medicina do seu estado.

Com importâncias particulares, as especializações possuem rotinas de trabalho diferentes e, consequentemente, formas de remuneração também. Algumas das mais comuns são:

  • Anestesiologia;
  • Cardiologia;
  • Medicina Intensiva;
  • Otorrinolaringologia;
  • Pediatria;

Na hora de escolher em qual especialidade você atuará, é importante considerar não apenas a questão financeira, mas também quais as suas aptidões, competências, habilidades e, claro, afinidades. Afinal, quanto mais satisfeito você estiver com a sua ocupação, mais será um profissional dedicado e motivado. Os mesmos fatores devem ser levados em conta quando o assunto é a escolha da sua forma de atuação.

Quais as possíveis formas de atuação da profissão?

Depois de se formar e escolher com sabedoria se irá ou não se especializar, é hora de definir qual será o seu lugar no mercado de trabalho. Para que você possa se informar melhor sobre as suas possibilidades, separamos alguns dos possíveis locais e formas de atuação para quem quer seguir carreira na área médica. Conheça-os:

1- Gestor hospitalar

O profissional que escolher essa ocupação será responsável por gerir e administrar toda a estrutura de um hospital, certificando-se de que os processos ocorram de forma correta e de que todos os pacientes sejam atendidos com segurança. Um gestor hospitalar também tem a função de checar se a estrutura física do local, inclusive os equipamentos médicos, está completa e em dia. Vale lembrar que esse especialista pode atuar em uma casa de saúde pública ou privada.

2- Professor

Outra possibilidade de atuação para um médico é integrar o corpo docente de uma faculdade de Medicina, lecionando. Lembrando que essa função pode ser desempenhada em uma Instituição de Ensino Superior privada ou pública.

3- Pesquisador (vida acadêmica)

A medicina está em constante evolução. Novas descobertas são feitas a cada momento. Uma forma pela qual os profissionais formados em Medicina podem auxiliar nesse processo de inovação é ingressando na vida acadêmica, como pesquisadores. Alguns institutos - públicos e privados - abrem vagas para o desenvolvimento de pesquisas variadas, por exemplo. No caso das organizações públicas, a abertura de oportunidades para fazer parte desses estudos ocorre por meio de concursos.

4- Em centros integrados de recuperação e reabilitação

A abertura desses centros pode ocorrer por meio da união de profissionais da área da ortopedia, fisioterapia, educação física e outros especialistas que possam atuar no ramo da reabilitação e recuperação de pacientes.

5- No setor público

Nesse caso, o médico será responsável por, junto aos órgãos públicos, propor melhorias e aprimoramentos na área da saúde, que podem ser aplicados por meio de ações ou medidas educativas. Além disso, o profissional também poderá trabalhar em unidades de atendimento como postos de saúde e hospitais pertencentes ao governo.

6- Em clínicas particulares

Desta vez, dentro do setor privado, o profissional poderá exercer sua profissão em clínicas particulares. Nesse caso, ele costuma atuar como um funcionário contratado por uma organização ou empresário.

7- Em consultórios particulares

Ainda no setor privado, essa modalidade de trabalho funciona de forma um pouco diferente de uma clínica. Normalmente, nela, profissionais de diferentes especialidades se juntam para construir e manter uma estrutura.

8- Em hospitais particulares

Também no âmbito particular, os profissionais que escolhem atuar nesse espaço trabalham como clínicos gerais ou especialistas em hospitais pertencentes a instituições privadas.

9- Em Laboratórios

Esses espaços costumam ser o ambiente de trabalho de médicos que se dedicam ao ramo da pesquisa, como citados anteriormente.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as formas de atuação no mercado de trabalho da medicina, que tal se inscrever para o vestibular na área? 

Banner_Medicina_2021.2

 

Escrito por Redação Afya

    Banner_Medicina_2021.2 (2)