Redação Afya - fev 5, 2021

Jaleco: Qual a sua importância? Quando usá-lo?

Provavelmente você já observou que muitos profissionais e estudantes de áreas como a medicina, a odontologia e a nutrição são vistos com frequência usando um item muito importante: o jaleco. Essa vestimenta possui um papel fundamental na proteção de quem a usa, evitando o contato com bactérias e outros micro-organismos nocivos.

Porém, apesar de ser essencial para a proteção de quem o usa, o jaleco deve ser utilizado com cautela, em ambientes específicos e seguindo recomendações de segurança. Acompanhe a leitura e conheça mais sobre esse traje, sua importância, formas de uso e locais onde é permitido!

O que é o jaleco?

Considerado um Equipamento de Proteção individual (EPI), o jaleco é um item indispensável na rotina de profissionais da saúde e estudantes da área. Esse acessório de segurança funciona como uma barreira contra micro-organismos nocivos à saúde humana que podem estar presentes em ambientes como clínicas e laboratórios.

Normalmente, essa vestimenta é branca, permitindo identificar o seu grau de sujeira e, assim, providenciar a sua higienização. No caso dos locais de trabalho, o mais recomendado é que eles próprios providenciem a descontaminação, seguida da limpeza desses materiais. De qualquer forma, é indicado que cada profissional/aluno possua dois jalecos, sendo um deles reservado para usar durante a lavagem do outro.

O tipo de peça mais recomendado é o com mangas longas e com tecidos que cubram o pulso, garantindo uma proteção ainda mais completa. Além disso, o ideal é usar o traje sempre fechado, bem como evitar a utilização do equipamento de proteção amassado.

Qual a sua importância?

Esse item protege o seu usuário de respingos de algumas substâncias - como o sangue - e até mesmo do derramamento de outras - como compostos químicos. Ao mesmo tempo, o traje também evita que as vestimentas pessoais de quem o usa sejam sujas e contaminadas.

No caso dos funcionários do setor de saúde, o uso desse instrumento de proteção também é uma forma de preservar o bem-estar dos pacientes, já que os médicos e outros profissionais da área circulam por diversos ambientes internos aos hospitais e externos a eles, locais que podem ser foco de bactérias.

Quando ele deve ser usado?

Apesar de serem essenciais para a proteção de estudantes e profissionais da saúde, os jalecos não devem ser usados em todos os ambientes. A utilização desse traje deve se restringir a locais de atividade laboratorial, clínicas, hospitais e consultórios. Essa restrição é necessária pois, funcionando como equipamento de proteção, o item pode transportar em sua superfície bactérias e micro-organismos prejudiciais aos seres humanos, capazes de provocar infecções e doenças caso haja o contato de uma pessoa com a veste.

No caso dos estudantes de nutrição, por exemplo, não é aconselhado repetir o jaleco usado em algumas aulas anteriores nas classes práticas com a presença de alimentos que poderão ser posteriormente ingeridos. Isso acontece pois as bactérias hospedadas na superfície da veste podem contaminar esses produtos que, caso sejam consumidos depois de infectados, são capazes de causar transtornos à saúde.

Por isso, se você é estudante da área da saúde, é fundamental redobrar a sua atenção quanto à utilização do jaleco: nada de usá-lo em restaurantes, lanchonetes e espaços de convivência. Inclusive, existem alguns estados que contam com leis que punem pessoas que descumprem essa norma de segurança.

Vale lembrar ainda que outra orientação importante é não manter os jalecos junto aos seus outros objetos pessoais. Esse ato evita a contaminação desses últimos.

A Cerimônia do Jaleco

Uma curiosidade interessante é que em algumas faculdades ocorre a Cerimônia do Jaleco. Segundo a tradição, esse é o momento em que os alunos das áreas de saúde recebem um jaleco, bem como instruções sobre como e quando usá-lo. Esse instante marca a entrada na vida acadêmica e o início na carreira da saúde. Além disso, durante a celebração, os novos estudantes também se comprometem a exercer a sua futura profissão com ética, responsabilidade e respeito.

Agora que você já conhece a importância do jaleco e sabe quando utilizá-lo, que tal saber se a Medicina é a profissão ideal para você.

Escrito por Redação Afya

    Banner_Medicina_2021.2 (2)