Redação Afya - ago 19, 2020

Dicas para estudar e morar em outra cidade

A escolha do curso e da faculdade que você sempre desejou entrar são importantes decisões ao considerar o seu sucesso profissional e satisfação pessoal. Para muitos, essa fase da vida também inclui mais um fator: estudar em outra cidade.

Consciente deste desafio para o universitário, listamos algumas dicas para dar uma força na escolha final de estudar em outra cidade. Continue a leitura a seguir e entenda em detalhes cada uma delas!

Pesquise informações sobre a cidade

O desafio de encarar algo novo gera insegurança em qualquer fase da vida. A decisão de estudar em outra cidade para o jovem, provoca ainda mais. No entanto, o planejamento antecipado ajuda a ser um processo mais calmo e seguro.

Atualmente, com a tecnologia, é fácil conhecer lugares no mundo antes mesmo de ir pessoalmente ao local. Por isso, use e abuse dessas ferramentas!

Alguns pontos importantes para pesquisar:

  • Tamanho da cidade;
  • Principais características;
  • Infraestrutura (comércios e serviços);
  • Clima;
  • Segurança;
  • Opções de lazer.

E, faça um comparativo com o local onde mora atualmente.

Busque grupos de universitários que moram na cidade escolhida

Estudar e morar em outra cidade é uma decisão que faz parte da vida de muitos universitários, e para ter acesso a alguns grupos com essas pessoas, você pode utilizar as redes sociais. Dica: busque grupos no Facebook e LinkedIn. 

Nesses grupos, procure referências para se conectar, ter acesso as curiosidades, pontos positivos e negativos, e depois, se decidir realmente mudar, solicite indicações de moradias para alugar e encontrar uma rede de apoio.

Fácil acesso à universidade

Após a decisão da mudança para outra cidade, o próximo passo e melhor opção é morar perto do campus ou, se a universidade ficar muito distante, escolha residir na região central. Os dois são importantes para facilitar o seu dia a dia e adaptação.

Planejamento financeiro

Morar e estudar em outra cidade, também implica em ter responsabilidades, incluindo as finanças.

Alguns estudantes podem contar com a rede de apoio familiar para auxiliar nas despesas. Outros, o cenário é diferente, e precisam desde o início ter um trabalho para arcar com todos os custos ou com parte deles.

Independentemente da sua situação, o planejamento financeiro faz com que a nova etapa seja mais equilibrada e de sucesso.

Veja também dicas de como se organizar financeiramente durante a universidade!

Conheça o mercado de trabalho da região

Pode parecer cedo pensar e analisar o mercado de trabalho da nova cidade quando a fase atual em que está é escolher o curso e entrar na universidade, no entanto, é um item da lista que ajuda a traçar planos para a sua carreira.

Reflita! Você passará uma parte importante da vida se dedicando aos estudos na mesma cidade, diante disso, poderá construir a sua rede de networking e ingressar em uma oportunidade de estágio, residência médica, entre outros.

Agora que você já sabe como planejar e tomar a melhor decisão, certamente, os anos na graduação serão inesquecíveis.

Gostou das dicas e quer ler mais conteúdos como esse? Continue acompanhando!

Escrito por Redação Afya

    banner_FAÇA-MEDICINA_2020-2_250x400