Redação Afya - nov 19, 2020

12 materiais importantes para o curso de Medicina

Depois de fazer o vestibular e realizar a matrícula, o estudante de Medicina precisa ter em mente que precisará adquirir alguns materiais para cursar a graduação. Mas não é necessário ter pressa: nem todos eles precisam ser comprados logo no primeiro período. Alguns são necessários apenas no momento em que se iniciam as aulas práticas. Por esse motivo, é importante prestar atenção aos avisos dos professores sobre quais os prazos para a aquisição.

Uma dica importante é se preparar para realizar essas compras: tempos antes de iniciar a sua graduação, comece a pesquisar preços e elaborar um planejamento financeiro para adquiri-los, assim você não se surpreenderá ou terá o seu orçamento comprometido pelo custo deles.

Depois de saber que precisa adquirir alguns materiais para o curso de medicina, que tal descobrir mais sobre a importância desses equipamentos e quais deles estão entre as aquisições fundamentais? Continue a leitura para conhecê-los!

Qual a importância de adquirir os materiais?

Vários cursos possuem momentos teóricos e práticos, não é mesmo? Da mesma forma funciona a graduação de Medicina. É aí que entra a importância dos materiais a serem comprados: além de permitirem a realização das atividades práticas, eles oferecem uma experiência mais completa e real sobre como será a sua rotina como profissional da área.

Além disso, vale lembrar que adquirindo esses equipamentos você também estará investindo a longo prazo, uma vez que muitos deles possuem uma duração extensa e podem ser usados até mesmo após a faculdade.

Quais sãos os principais materiais? 

São vários os materiais essenciais para que você desempenhe as atividades práticas durante a graduação de Medicina. Alguns dos equipamentos considerados de maior importância são:

Jaleco

Visto como um Equipamento de Proteção individual (EPI) o jaleco é útil para evitar o contato com bactérias presentes no ambiente ou que podem circular durante o atendimento do paciente. Além disso, essa peça evita que secreções sujem a roupa e a pele do estudante. Também impede que produtos químicos o atinjam diretamente.

É recomendável ter ao menos dois deles, dessa forma você estará pronto para imprevistos, como precisar trocar um jaleco sujo de secreções.

Luvas

Normalmente adquirido em caixas, esse material impede o contato direto do profissional com substâncias químicas (como formol) e com superfícies e objetos que podem estar contaminados.

Estetoscópio

Esse equipamento é usado em praticamente todos os atendimentos médicos para auscultar batimentos e sons em todo o corpo. Ele é usado também para examinar o tórax e o abdômen. Apesar de não ser o item mais barato desta lista, é considerado um produto de grande duração, por isso pode ser visto como um investimento.

É a partir do momento em que os alunos estudam propedêutica que ele se torna ainda mais essencial. Esse termo se refere ao compilado de técnicas que um médico utiliza para obter um diagnóstico, como as informações coletadas oralmente ou por exame físico.

Esfigmomanômetro

Responsável por medir a pressão arterial, esse equipamento é encontrado em modelos mecânicos e digitais. Também possui diversos tipos de braçadeiras. Para adquirir o seu é importante pesquisar sobre cada um dos seus modelos. Vale ressaltar também a importância de calibrá-lo regularmente. Dessa forma, ele apresentará resultados com maior precisão.

Oxímetro

É responsável por medir a quantidade de oxigênio transportada pelo sangue. Muito usado no atendimento a emergências, é fundamental para que o profissional decida qual o encaminhamento do paciente: intubação, internação ou outro tipo de tratamento.

Oftalmoscópio

Esse aparelho auxilia o profissional a examinar o fundo do olho do paciente, detectando possíveis lesões oculares. Se necessário, a pessoa pode, inclusive, ser encaminhada para um especialista.

Otoscópio

Permite a visualização das partes internas e externas do ouvido dos seres humanos. Além disso, pode ser usado também para examinar a cavidade nasal. É muito utilizado no atendimento pediátrico.

Fita métrica

Normalmente de baixo custo, esse equipamento é usado para tirar medidas, principalmente abdominais e encefálicas (nesse último caso, em crianças pequenas).

Martelo de BUCK MD

É utilizado para realizar exames de reflexo neurológico, avaliando a resposta do corpo a estímulos cutâneos. Com ele, é possível detectar doenças neurológicas ou até mesmo problemas nos nervos e terminações nervosas. Alzheimer, derrame cerebral e doenças medulares são exemplos dessas enfermidades.

Termômetro

Já conhecido por muitos, esse aparelho é capaz de medir a temperatura do corpo, ajudando a detectar possíveis problemas. Existem vários tipos desse equipamento, como as versões digital e infravermelho. É fundamental pesquisar sobre as diferenças entre eles antes de adquirir algum.

Lanterna

Em um formato adaptado para o uso médico, esse equipamento, com sua iluminação, facilita exames como os da cavidade bucal. Ele também permite a realização de testes neurológicos (por meio de reflexos da pupila) e de transiluminação.

Álcool Gel e materiais desinfetantes

Tendo em vista que os médicos estão sempre em contato com equipamentos e pessoas, é fundamental ter em mãos materiais desinfetantes como o álcool em gel. Eles evitam a proliferação de bactérias e micro-organismos que podem causar doenças

Como você pôde perceber, são vários os materiais necessários para executar as tarefas práticas do curso de Medicina. Mas lembre-se: você deve seguir as instruções dos seus professores para adquirir, no momento certo, os equipamentos necessários.

Gostou de conhecer os principais utensílios usados no curso de Medicina? Então, que tal se inscrever agora para o vestibular? Acesse!

Escrito por Redação Afya

    Banner_Medicina_2021.2 (2)